(34) 3317-5555 Celso 34 99105-5559 Boi 34 99281-6000 Cotação do Leite

Notícias

Voltar

SUMÁRIO TOP100 HOLANDÊS 07/2018

17/08/2018
SUMÁRIO TOP100 HOLANDÊS 07/2018

O ano de 2019 marcará 10 anos da implementação das avaliações genômicas, nas provas de touros dos Estados Unidos e Canadá, e depois destes primeiros anos, o mundo de melhoramento genético mudou, e muito! Na época de sua implementação, diversos cientistas e geneticistas, ao redor de todo o mundo, diziam que a Genômica iria revolucionar as estratégias de melhoramento genético e aumentar signifi cativamente os ganhos genéticos e, consequentemente, a produtividade dos rebanhos leiteiros.

Assim como acontece com toda tecnologia de ruptura (e com as avaliações genômicas não foi diferente), sua adoção inicial foi lenta e acompanhada da desconfi ança dos produtores, até mesmo de técnicos mais conservadores, mas os cientistas e pesquisadores estavam certos, e contra fatos não há argumentos: as avaliações genômicas são, sem nenhuma dúvida, a melhor ferramenta de melhoramento genético para os bovinos de leite que surgiu nas últimas décadas. A velocidade dos ganhos genéticos que temos observado nas fazendas que utilizam corretamente esta tecnologia, é algo impressionante e, consequentemente, os ganhos em produtividade que estão obtendo também.

As avaliações genômicas estão mudando a forma como os produtores de leite, ao redor do mundo, estão tomando suas decisões, fazendo seleção e gerenciando os acasalamentos em seus rebanhos todos os dias. Hoje já são mais de 2 milhões de animais da raça holandesa avaliados ao redor do mundo. Não há sequer um touro disponível no mercado atualmente, que não tenha sido touro genômico. Mesmo os que agora já possuem fi lhas, começaram a ser vendidos como touros genômicos, e a genômica faz parte de sua avaliação, para poder aumentar a confi abilidade da informação.

Minha opinião pessoal, com base em uma série de dados até o momento, é que a Genômica realmente vem cumprindo o que prometeu há 10 anos atrás. É uma pena que alguns produtores brasileiros estão demorando a assimilar a tecnologia e levando seus rebanhos a um atraso genético, quando comparados àqueles que estão na vanguarda do melhoramento, e utilizando a todo o vapor as ferramentas da genômica, tanto na aquisição de sêmen testado genomicamente e sem as provas convencionais, quanto na seleção de suas fêmeas superiores para integrar os diversos tipos de programas de melhoramento genético.

E é por ter absoluta confi ança nesta ferramenta e com a intenção de auxiliar os produtores brasileiros, que publicamos a 5ª edição do Sumário TOP 100 CLARIFIDE® para a Raça Holandesa. Através desta publicação, os criadores brasileiros poderão conhecer as fêmeas realmente melhoradoras da raça Holandesa no Brasil, para 12 características diferentes (TPI, Mérito Liquido, Mérito Fluido, Leite, Gordura, Proteína, Vida Produtiva, Taxa de Prenhez das Filhas, CCS, PTA Tipo, Composto de Úbere e Composto de Pernas e Pés), todas estas de reconhecida importância econômica, avaliadas geneticamente pelo CLARIFIDE®.

Espero que todos façam um excelente uso destas informações, e que este trabalho possa continuar a auxiliar as fazendas em seus programas de seleção e melhoramento genético, fazendo com que possam obter maiores ganhos genéticos e, consequentemente, maiores ganhos em lucratividade. Base de Dados - os resultados de CLARIFIDE® são gerados pela avaliação genética do AIPL/USDA/CDCB (Laboratório de Programas de Melhoramento Animal/ Departamento de Agricultura dos EUA/Conselho de Criadores de Gado de Leite) e incluem características de produção, saúde e tipo, além de índices compostos. Para a divulgação deste sumário, levamos em consideração as avaliações USDA/CDBC de Julho 2018.

 CLIQUE AQUI ⇓⇓⇓

VERSÃO PARA DOWNLOAD SUMÁRIO TOP100 - SEGUNDO SEMESTRE/2018.

 

Compartilhe: