(34) 3317-5555 Celso 34 99105-5559 Boi 34 99281-6000 Cotação do Leite

Notícias

Voltar

Pesquisa com leite de Zebu é apresentada nos Estados Unidos

26/06/2019
Pesquisa com leite de Zebu é apresentada nos Estados Unidos

A qualidade do leite de Zebu está sendo apresentada hoje (25) no fórum global da Associação Americana de Ciência de Laticínios (American Dairy Science Association), realizada em Cincinnati, Ohio. O evento é considerado o mais abrangente da ciência leiteira do mundo, e neste ano conta com a participação de mais de 1.700 produtores de laticínios e especialistas em produção de 51 países.

 

 

A pesquisa intitulada ‘Polimorfismo Genético da K-Caseína na Produção de Queijo Coalho de Vacas Zebuínas’, tem como autores: Rodrigo Coutinho Madruga, gerente da ABCZ em Natal, Adriano Henrique do Nascimento Rangel, Danielle Cavalcanti Sales, Dorgival Morais de Lima Júnior, Ingrid Laíse Silvestre de Oliveira e Joadilza da Silva Bezerra.

 

A análise utilizou leite das raças Gir, Guzerá e Sindi e avaliou a influência do polimorfismo genético da Kappa caseína (k-caseína) na produção de queijo coalho a partir do leite de vaca zebuína. A Kappa caseína é o elemento primordial para obtenção de maior volume de queijo por litro de leite processado, ou seja, rebanhos com maior frequência do gene da k-caseína possuem maior rendimento industrial do leite e maiores ganhos econômicos. “É um tema que precisa ser estudado no Zebuíno, principalmente com o crescimento da produção do queijo artesanal”, define o co-autor Adriano Henrique do Nascimento Rangel, que está no fórum para apresentar a pesquisa.

 

“Os diferenciais do leite produzido pelos zebuínos começam a mostrar cientificamente que são produtos que podem agregar valor aos seus produtores e saúde aos consumidores, sendo produzidos com adaptação e sem stress às nossas condições ambientais e com base alimentar em pastagens tropicais”, finaliza o diretor da ABCZ, responsável pelo PMGZ Leite, Eduardo Falcão.

 

Fonte: http://www.abcz.org.br/Home/Conteudo/26921-Pesquisa-com-leite-de-Zebu-e-apresentada-nos-Estados-Unidos

Compartilhe: